quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os males que vêm para o bem.

No início do ano, o "pofexô" Luxemburgo em uma participação no "Bem, Amigos" deixou transparecer que a sua escalação ideal seria o meio campo formado com Ronaldinho, Thiago Neves e o argentino Botinelli. Porém ele encontrou um obstáculo pra poder chegar a essa escalação: Renato Abreu.

Em alguns jogos, Luxemburgo até chegou a testar os três armadores, porém de maneira equivocada escalou Ronaldinho como centroavante. E lá se foram uma penca de jogos com uma formação sem pé, nem cabeça e nem atacante. Muito disso, pois Luxemburgo não teve peito pra barrar o Renato Abreu, que era claramente a peça mais inutil e sem função nesse time e isso ficou evidente nas fraquíssimas atuações que o volante-que-nao-sabe-marcar-e-meia-que-não-sabe-armar vinha tendo.

Se optasse por colocar o Renato no banco desde o início, a dupla de volantes seria formada por Willians e Maldonado com Ronaldinho, Thiago e Dario compondo o meio campo ou até mesmo com 2 atacantes, eventualmente. Mas não, não era possível barrar ou substituir o Renato.

Pois bem, Infelizmente veio a lesão do Maldonado, que forçou o time a se encontrar. Um golpe do acaso, o popular "há males que vem para o bem". Sem o chileno e com a carência de volantes no elenco, uma vez que o reserva imediato é o limitadíssimo Fernando e a segunda opção é o garoto Muralha, a solução imediata se tornou recuar o "imbarrável" Renato Abreu. Foi a deixa pro que muitos pediam e o que era a formação ideal do "pofexô" pudesse ser testata. Solução essa que pareceu arriscada de início, mas que até agora se mostrou eficiente, pois Renato finalmente encontrou sua posição dentro de campo: compõe bem o meio-campo e não atrapalha no ataque.

E nos últimos 4/5 jogos com essa formação, o time parece finalmente ter encontrado um esquema tático definido, mesmo com a falta de um atacante de nível. A lamentar apenas a necessidade de depender da lesão de um grande jogador pra poder acertar o time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário