sábado, 22 de maio de 2010

O dia que a Nação vaiou seus Heróis*

* Em referência ao DVD "Heróis de Uma Nação"

13/12/1981. O Flamengo encerrava, de forma brilhante, uma temporada mágica. Entre o dia 23/11/81 e o dia 13/12/81, foram 3 títulos conquistados. Após uma batalha de 3 jogos contra o Cobreloa, o Flamengo ganhava a Libertadores da América na sua 1º participação.

No dia 06/12/81, após 3 jogos contra o Vasco e o famoso "jogo do ladrilheiro" (assunto de outro post), o Flamengo sagrava-se Campeão Carioca pela 21º vez na sua história.

Uma semana depois, estava marcado o confronto contra o Liverpool, valendo pelo Mundial de Clubes (também assunto para outro post). No dia 13/12/81, Flamengo e Liverpool entraram em campo pelo Estádio Nacional de Tóquio e o que se viu foi um dos maiores passeios da história do futebol. Ao fim do 1º tempo, o Flamengo ganhava por 3x0 e o 2º tempo foi apenas de toque de bola e "olé".

A única derrota de peso na temporada foi um 3x1 para o Botafogo nas quartas de final do Campeonato Brasileiro, no dia 19/04. Pois é, naqueles tempos derrotas no Maracanã eram raríssimas. O que se viu na cidade do Rio de Janeiro - e, por que não, no Brasil - foi um fim de ano em vermelho e preto.

No dia 20/01/1982, o Flamengo entrou em campo contra o São Paulo campeão paulista e vice do Brasileiro, em jogo valendo pela estréia do Campeonato Brasileiro de 1982. O público era de "meros" 85.236 pagantes.

O Flamengo entrou em campo com Raul, Leandro, Mozer, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Nunes e Chiquinho Carioca, esse substituindo Tita. Descontando a ausência do Tita, era o mesmo time que havia conquistado o Mundo no dia 13/12.

O São Paulo, Campeão Paulista de 81 e vice do Campeonato Brasileiro após perder a final para o Grêmio, entrou em campo com Waldir Perez, Getúlio, Dario Pereira, Oscar e Marinho Chagas; Almir, Mário Sérgio e Éverton; Renato, Ricardo e Chulapa.

Em campo haviam "apenas" 5 titulares da Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo naquele ano. Pois é, bons tempos que nossos craques eram vistos aqui todo fim de semana.

Após o jogo começar com chances para os dois lados, o São Paulo fazia 1x0 com Chulapa, após cochilo de Marinho e Raul.

Mais tarde, pouco antes do fim do 1º tempo, Chulapa, praticamente em cima da linha, escorou um cruzamento da direita e fez 2x0 para o São Paulo. Era a deixa para a Nação vaiar, ao fim do 1º tempo, aqueles Heróis que pouco menos de um mês antes haviam conquistado o mundo.

Na volta do intervalo, mais vaias para um time apático, longe daquele time que foi brilhante na temporada de 81. Mas em momento algum reclamou-se das vaias ou tivemos jogador falando besteira para a torcida. O que se viu foi um time que passou a brigar por todas as jogadas e diminuiu a diferença no placar, com Zico. O Flamengo continuou a pressionar e após bate rebate, Andrade encheu o pé da entrada da área e fez 2x2. Biquinho? Não comemorar o gol? Gestos para a Nação? Não. Andrade foi lá comemorar aonde sempre comemorou, com o pessoal da geral que ficava atrás dos bancos de reservas.

Mas o melhor ainda estava por vir. Após descida em velocidade pela esquerda, Junior cruzou na cabeça de Zico e esse, sozinho, testou para fazer 3x2. Comemoração? Dentro do gol, saudando a Magnética.

Iniciava-se ali a trajetória que seria completada no dia no dia 25/04/82, contra o Grêmio no Olímpico. Mas isso é outra história.

Saudações Rubro-Negras.

Igor


13 comentários:

  1. muito bom o texto.
    essa é a torcida do flamengo.
    essa é a nossa essencia.
    nao aguenta? a porta da rua é serventia da casa. vá procurar um goiás da vida pra jogar...

    apoio incondicional é o caralho.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ódio Thaís hahahaha

    belo texto

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Igor.
    E os jogadores desta geração tinham que ver essas coisas, pra entenderem o que é a nossa torcida.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, gente. Devagarzinho nós vamos fazer desse lugar o melhor lugar para se falar do Flamengo na net.

    Valeu mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Foi dada a largada para o que virá a ser o melhor blog sobre o Flamengo

    Vamo que vamo

    ResponderExcluir
  6. Bom texto, começamos com o pé direito... Falando de nossos idolos e de nossa torcida...rs

    ResponderExcluir
  7. Longa vida a este blog...
    Eu estava no Maraca nesse dia aí...Memorável esta vitória.
    Qto às vaias, não acho errado qdo são direcionadas ao time em geral que está jogando mal (como foi o caso aí). Não acho muito correto pegar um cara pra Cristo... pega na bola, vaia. Dessa maneira é uma arma que deveria ser usada, a meu ver, pra desestabilizar os adversários, não nossos próprios jogadores...
    Este vídeo aí, eu postei na comunidade do Flamengo em 2004, retirado de um documentário. Cortei o documentário em pedaços e coloquei lá. Hoje está no You Tube. Valeu a pena o trabalho... hehehehehehehe
    SRN

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Igor!

    Ficou show, parabéns para quem está colaborando com o blog. O layout ficou bem melhor mesmo e a imagem superior ficou simplesmente FODA.

    Não sabia a história exata deste jogo, como podemos ver as atitudes dos jogadores no passado não podem se dizer melhores ou corretas do que os atuais jogadores, mas hão de convir que para tratar a massa Rubro-negra, o certo, o nosso certo, é o que está descrito acima.

    Não somos os outros times que para se criar um ídolo é só jogar muito, tem que saber lidar com a nação, vibrar junto a ela e ficar puto junto. É fazer o Gol e ir pra torcida e gritar com raiva o tento marcado. O nosso certo é esse e fim de papo!

    SRN

    ResponderExcluir
  10. Caramba, Gilsão! Foi tu que arranjou o vídeo desse jogo aí?

    Cara, belíssimo trabalho, cada vez mais tenho a certeza que foi um grande acerto chamá-lo para participar disso aqui.




    Rafael, o problema é que nego quer introduzir um comportamento enlatado na maior torcida do país e isso é impossível.

    ResponderExcluir